Ads 468x60px

Chapter #084 - Super Turrican


Capítulo  84 da saga Mario Verde e o game de hoje é Super Turrican, lançado em 1993 para Super Nintendo, um game que lembra um pouco com Metroid e até mesmo com Contra, gráficos bem trabalhados, uma história meio futurística, a jogabilidade muito boa, além das trilhas sonoras que combinam bem com o tema, foi um excelente game porém não muito divulgado, então são poucos os que chegaram a jogar Super Turrican.



A história é bastante simples, em um planeta habitado por alienígenas malvados, alguns inocentes enviam um pedido de socorro, então você é enviado para aquele planeta para ajudar aquele povo, você recebe uma armadura Super Turrican e parte para o planeta.

Muitas pessoas criticam o game por a primeira vista se parecer com uma cópia de Contra/Metroid, mas não é bem assim, Super Turrican é único, o game conta com uma exclusiva característica de exploração, você não vai simplesmente em linha reta como qualquer jogo de plataforma, você tem a opção de escolher vários caminhos, e cada caminho com suas próprias dificuldades e itens. Os chefes do game tem padrões únicos, além de uma boa variedade de inimigos espalhados pelas fases, podendo lhe manter entretido por um bom tempo.

Apesar do game apresentar apenas o modo single player, há de fato muitas coisas a se fazer no jogo, você ganha pontos por encontrar diamantes, além de recolher power-ups para turbinar suas armas, seu personagem tem movimentos característicos, e sua arma pode conter diversos tipos de tiros, dependendo dos itens que você recolher pelas fases, Turrican é capaz até mesmo de sair girando soltando granada pelo percurso, uma jogada bem útil em certas partes do jogo, além disso é possível congelar os inimigos dependendo dos itens que você pegou, o único aspecto em questão de jogabilidade é que o game pode se tornar meio repetitivo.


Super Turrican possui um dos mais belos gráficos da geração, sprites dos personagens são sensacionais, e os gráficos das fases são impressionantes, foram desenhados com muito capricho, uma verdadeira obra de arte, coisa rara de se ver em games da época. A roupa do Super Turrican é cheia de detalhes, com azuis e vermelhos predominantes, mas claramente da pra ver os efeitos de luzes que foram utilizados na armadura, com os inimigos ocorre a mesma coisa. As animações dos tiros, dependendo dos upgrades recolhidos, também são muito bonitas com cores bem escolhidas, realmente o departamento gráfico da Seika mandou muito bem na produção desse game.

O som são bem decentes, em certos momentos até se parecem reais, cada arma tem seus sons únicos que combinam bem com a velocidade dos tiros e outras coisas mais, os efeitos sonoros em sí não são muito inovadores, porém as músicas, essas sim são umas das características mais emocionantes do jogo, as músicas que começam animadas vão tomando tons cínicos e melancólicos de acordo com o que está ocorrendo no jogo, coisa simplesmente fantástica pra época.

Quanto a dificuldade, esse é um ponto fraco do game, são apenas 12 fases e não são muito complicadas, tem pessoas que conseguem zerar Super Turrican bem rápido mesmo sem muito treino, isso leva-se em conta também pelo protagonista ser muito forte e resistente, e tiros praticamente infinitos ajudam bastante a deixar o jogo fácil, pra quem procura por bastante desafios, com certeza essa não é uma boa escolha, mas pra quem busca um jogo mais pra diversão, Super Turrican é um prato cheio.


Para um game de plataforma, Super Turrican oferece uma profundidade suficiente para dar ao jogador abundantes momentos de diversão, particularmente achei o jogo muito divertido, existem vários obstáculos que você deve prestar atenção, além de que é divertido estourar os miolos dos aliens malvados que estão tentando dominar um planeta inocente.

O problema é que por ser um jogo curto, após zerá-lo uma vez, não vai ter muito o que fazer caso queira jogar uma segunda vez, o jogo vai ser basicamente uma repetição, única coisa seria se você terminar o game no modo fácil, e quiser testar no difícil, mas só isso também.

Minhas considerações finais para Super Turrican são que apesar da baixa dificuldade do jogo, e por ele ser relativamente curto, o game deveria ter sido bem mais conhecido do que realmente foi, belos gráficos, belas músicas, além da jogabilidade bem divertida, o game foi muito subestimado pelos gamers, você que é fã de Super Nintendo tem a obrigação de conhecer este jogo.


Agora confira o gameplay dessa obra de arte:


E é isso aí pessoal, esse foi capítulo de número 84 da saga Mario Verde, falamos sobre Super Turrican de Super Nintendo! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!