Ads 468x60px

Chapter #083 - International Superstar Soccer 2


Chegamos a mais um capítulo da saga Mario Verde, capítulo este de número 83, o game de hoje é sequência do tão aclamado ISS, é claro que estamos falando de International Superstar Soccer 2, mais conhecido como Deluxe! Lançado pela Konami no mesmo ano de seu antecessor, 1995, trouxe algumas melhorias e uma certa recalibrada nos times, visando maior popularidade pelo mundo todo. Os gráficos e a jogabilidade eram semelhantes ao do anterior, a trilha sonora se encaixando perfeitamente e o melhor, a diversão ficou ainda maior!


As seleções basicamente mantiveram suas escalações em relação ao game anterior, com algumas pequenas modificações somente para atualizar o jogo, as variedades de opções de jogo disponíveis eram uma verdadeira revolução na época, era possível além de jogar amistosos, enfrentar as demais seleções em copas, ligas e até mesmo disputa de pênaltis. O clássico modo Scenários também estava presente, necessitando finalizar as 'missões' para zerar esse modo.

A jogabilidade manteve-se incrível e suas modificações foram bem recebidas pelo público, como por exemplo agora era possível pegar a bola em campo e começar a fazer embaixadinhas... não que seja algo útil, mas era maneiro pra tirar sarro de um amigo. Outra novidade era que agora era possível chutar enquanto corrida, onde o jogador dava uma espécie de carrinho, e chutava a bola enquanto estava deitado no chão, e sim, os chutes eram bem fortes, dava pra fazer gols até lá do meio campo.

Os goleiros ainda eram fodões e catavam quase todo tipo de chute, embora eles estivessem mais ruins em relação ao game antecessor, dentre os jogadores ainda tinham os caras que desequilibravam as partidas, como por exemplo Murilo (Valderrama), Galfano (Roberto Baggio), Koppers (Van Basten), Wijk (Gullit), Redondo (Maradona), e é claro, o mestre das artes marciais do futebol, Allejo (Bebeto). Esses e mais alguns são os caras que faziam toda a diferença no jogo, simplesmente era muito fácil fazer gols com eles, especialmente Allejo.


Os gráficos continuaram lindos, gramados lindos, a torcida era bem mais bonita do que nas versões de Playstation One, os jogadores cheios de detalhes, cores ricas com sombreamentos, um verdadeiro espetáculo, as animações tanto na hora do jogo, quanto nas comemorações eram perfeitas, pareciam reais pra época. O único problema com os gráficos era que os jogadores simplesmente não tinham rostos, porém como a câmera é meio de longe, isso ficava quase que imperceptível na hora do jogo, a única maneira de diferenciá-los além dos nomes e números é claro, era pela cor da pele ou cor do cabelo, alguns específicos ainda tinham cortes de cabelo diferenciados, o que deixava eles bem fáceis de serem reconhecidos, como por exemplo Galfano com seu rabo de cavalo, ou Murillo com seu black power loiro.

Quanto ao som, também tudo muito perfeito, os efeitos dos chutes, gritos da torcida, todo o ambiente sonoro dava um algo a mais para o gamer na hora das partidas, as músicas dos menus também eram simplesmente fantásticas, nunca vi nada combinar mais com futebol do que aquelas músicas, coisa bem diferente do que ocorre com games mais atuais. O locutor também desempenhava muito bem seu papel, narrações impecáveis e o grito de Gol era sensacional!

O fator replay do jogo é o que mais é impressionante, com certeza se você jogar uma vez vai ter vontade de jogar outra, e outra e mais outra de tão bom que é esse jogo, apesar dos nomes dos jogadores não serem licenciados, esses nomes fictícios ficam em nossa cabeça e acho que pegou mais do que se fosse o nome real mesmo, quem diria que Bebeto seria o jogador mais fodão? Pra isso serve a ficção, criar jogadores até então inexistentes e então surgir um mito.


International Superstar Soccer Deluxe ainda contava com um macete bizarro, aonde após fazer uma combinação de botões o arbitro se transformava em um cachorro! Isso mesmo, o arbitro cachorro acompanhava as jogadas e ainda apitava as faltas, sensacional! O game ainda tinha outros macetes bizarros, como marcar infinitos gols, e até mesmo defender pênaltis no replay de um gol que você tomou gol!

Devida a alta fama que o game adquiriu, os hacker entraram em cena e criaram as milhares de versões deste game que você já viu por aí, essas versões hackeadas ainda tornaram-se mais populares do que a versão original, e as principais que eu me lembro eram o Campeonato Brasileiro 96 e o Ronaldinho Soccer 98, versões fantásticas pois traziam pela primeira vez clubes nacionais e jogadores com nomes reais! Quem não queria jogar com Ronaldo e companhia? Além dos clubes nacionais ainda alguns clubes internacionais famosos também estavam presentes. Além de tudo isso os games ainda contavam com algumas seleções brasileiras clássicas, se não me engano duas clássicas e uma atual da época.

Mas o mais marcante dessas versões hackeadas sem dúvida era o narrador espanhol, que também foi adotado nas versões brasileiras do jogo, seus jargões como 'Fuerte Bomba', 'Cabeçada', 'Cartón vermejo, expulsión', eram fantásticos, quem aí que não conhece esse jogo e nunca teve um amigo que gritou 'Fuerte Bomba' durante uma partida de futebol da vida real?


Além de tudo isso o game ainda contava com a personalização de uniformes, dava tranquilamente pra você editar a cor dos uniformes dos times, deixando mais condizente com a realidade, ou não, depende mesmo do gosto de cada um, mas sem dúvidas esse foi um dos games mais incríveis, se não o mais incrível game de futebol da geração, não me lembro de ter nenhum pra bater a série International Superstar Soccer de peito, nem mesmo o Fifa, que já estava engatinhando mas ainda era um lixo se comparado ao ISS.

Mas é isso aí, confira agora o gameplay do jogo:


Confira também o gameplay de um dos hacks para ver a narração espanhola:


Confira também um vídeo bizarro que reúne os principais macetes do jogo em uma unica partida com jogadas sensacionais:


E é isso aí pessoal, esse foi capítulo de número 83 da saga Mario Verde, falamos sobre International Superstar Soccer Deluxe de Super Nintendo! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!