Ads 468x60px

Chapter #072 - Super Mario Bros. 3


Capítulo 72 da saga Mario Verde e o game de hoje é uma verdadeira obra de arte, Super Mario Bros. 3 é sem dúvidas um dos melhores games da geração 16 bits. Lançado em 1993 para Super Nintendo, lançado em uma coletânea chamada Super Mario All Stars contendo SMB3, SMB2japones, SMB2americano e SMB1, é uma espécie de Remake da versão de Nintendinho lançada anos antes. Pela primeira vez um jogo do Super Mario contava com um mapa mundi, podendo escolher quais caminhos andar e quais fases jogar, foi uma verdadeira revolução devido a enorme quantia de novidades, graficamente falando o jogo era perfeito, com uma jogabilidade muito superior aos seus antecessores, além da trilha sonora sempre fantástica.



A história do game é mais ou menos assim, Bowser enviou seus 7 filhos para o Mundo dos Cogumelos para que fizessem as maldades que quisessem, então eles roubaram os cetros mágicos de todos os reinos e transformaram os respectivos reis em animais. Mario e Luigi então tem a missão de recuperar todos os cetros reais para fazer os reis voltarem ao normal, para isso eles terão de derrotar todos os filhos de Bowser e o próprio Bowser. A princesa como sempre é raptada e os irmãos Mario tentam resgata-la a todo custo.

A jogabilidade é bem parecida com a clássica da série, porém com vários novos atrativos e novas habilidades para os irmãos, para começar escolhemos se o jogo será single ou multiplayer, independente do modo o game será o mesmo, caso seja multi ambos irão se ajudar e podendo travar algumas batalhas entre si. Quanto a jogabilidade, além da tradicional Fire Flower que dá ao Mario poderes de atirar bolas de fogo contra os inimigos, foram adicionados vários outros itens que vou explicar agora:

Raccoon Leaf: É uma folha que transforma o Mario em um guaxinim, com cauda e orelhas, ele pode utilizar a cauda para bater nos inimigos, além de voar por alguns instantes e aterrissar lentamente também.
Frog Suit: É uma roupa de sapo, que Mario utiliza, em fases normais faz ele andar como um sapo, não é muito útil e as vezes atrapalha, porém em fases aquáticas ela é extremamente eficaz, pois Mario irá nadar muito melhor além de muito mais rápido.
Tanooki Suit: É uma espécie de upgrade da Raccoon Leaf, aonde Mario veste uma fantasia de cão-guaxinim, melhorando o vôo e a aterrissagem.
Hammer Brother's Suit: É uma fantasia semelhante a de um inimigo chamado Hammer Brothers que permite ao Mario atirar martelos contra seus inimigos.
Goomba's Shoe: É uma grande bota em que Mario entra e sai pulando, é possível pisar em inimigos com espinhos e andar sobre superfícies aonde normalmente Mario morreria, é um item bem raro.
P. Wing: É uma asa que da o poder para o Mario voar, semelhante ao Raccoon Leaf, porém com a diferença de que o vôo dura a fase toda sem cair, mas ao concluir a fase o item perde o efeito.
Jugem's Cloud: É uma nuvem que pode ser utilizada no mapa mundi, ao utiliza-la é possível passar por cima de uma fase, sem a necessidade de jogá-la, é bem útil nas fases mais complicadas em que você estiver com dificuldade para passar.
Warp Whistle: É uma flauta que leva Mario a Warp Zone, os populares corta caminhos que já estavam presentes no primeiro game.
Music Box: Uma caixa musical que faz os inimigos Hammer Brothers dormirem, assim Mario pode passar por eles sem lutar.
Hammer: É um martelo que pode ser utilizado no mapa mundi para quebrar algumas pedras que impossibilitam a passagem para algumas áreas.
Anchor: Obriga a nave dos filhos de Bowser a ficarem paradas.

Os itens podem ser utilizados somente no mapa mundi!



O jogo é composto por 8 mundos (ou 8 reinos) com os respectivos 7 filhos de Bowser e o próprio Bowser no mundo final. Também foram inclusos vários novos inimigos deixando o game muito mais divertido! As fases também estão todas muito divertidas e inovadoras, Mario irá passar por todo tipo de locais diferentes e inusitados durante sua aventura para salvar o Mundo dos Cogumelos.

O game conta ainda com alguns bônus divertidos, como por exemplo um jogo da memória, ou um jogo de montar peças, além de casinhas cogumelos aonde Mario encontra itens. E caso esteja jogando multiplayer, ainda é possível jogar uma batalha contra o seu amigo, aonde Mario e Luigi se enfrentam em uma espécie de arena, aonde vão aparecendo vários inimigos aonde vence quem coletar 5 moedas primeiro, ou caso um morra, o outro vence automaticamente. O divertido de jogar em 2 é também por ser um jogo cooperativo, se por exemplo Mario passa da fase 1, então Luigi pode ir direto para a fase 2. Mas também é um game destruidor de amizades, quando Mario pega o bônus que Luigi estava almejando hahaha.



A trilha sonora assim como os efeitos sonoros estão fantásticos, musicas divertidas e viciantes. Os gráficos também estão muito bonitos, longe de serem os melhores gráficos de Super Nintendo, mas estão bem agradáveis e cheios de detalhes. Super Mario Bros. 3 mostrou tudo o que o Snes poderia oferecer, trilha sonora afinada, jogabilidade perfeita, gráficos bonitos e cenários bem trabalhados.

As considerações  finais sobre Super Mario Bros. 3 é que é um dos mais divertidos games de Super Nintendo pela sua enorme variedade de possibilidades no jogo, além de marcar a volta da jogabilidade original em Super Mario, são várias as fases e a dificuldade está um pouco acima da média, o que deixa o game ainda melhor! Só não é o melhor Super Mario da plataforma porque anos depois foi lançado Super Mario World, que esse sim é foda e falaremos algum outro dia.

O game fez tanto sucesso que até uma série de desenho animado foi produzida baseada no jogo, lembro-me bem de assistir a esses desenhos quando eu era criança.


Confiram agora o gameplay de Super Mario Bros. 3:


E é isso aí pessoal, esse foi capítulo de número 72 da saga Mario Verde, falamos sobre Super Mario Bros. 3 de Super Nintendo! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!