Ads 468x60px

Chapter #054 - Bomberman Fantasy Race


Chegamos a mais um capítulo da saga Mario Verde, capítulo de número 54 e hoje falaremos de um game bastante peculiar, como a uns capítulos atrás falamos de um modo diferente de se jogar Bomberman, em Bomberman Wars, o game de hoje também é um jeito diferente de jogar Bomberman, estamos falando de Bomberman Fantasy Race! Lançado no ano de 1998 pela Hudson para Playstation, não ficou muito conhecido aqui no Brasil, mas merece destaque mesmo assim por apresentar uma proposta diferente de jogo. Muito provavelmente o game tenha se inspirado no clássico Super Mario Kart de Super Nintendo, é também um game de corrida, mas com uma grande diferença, não se usa karts, e sim os bixinhos que aparecem nos games da série.

Os gráficos tridimensionais são muito bonitos e bem coloridos, apesar das limitações gráficas do Playstation ficou tudo muito lindo. A jogabilidade é boa, os bixinhos respondem rapidamente aos comandos além da trilha sonora, que como sempre os japoneses mandaram bem e está fantástica, músicas bem variadas em vários estilos mas sempre mantendo o tema Bomberman.



O game não tem história em si, seria algo como se alguns Bombers decidissem competir entre sí para ver quem é o melhor, aonde o piloto vencedor ganhará uma enorme quantia em dinheiro, além de Bagular, que é o chefão da maioria dos games de Bomberman que também está dentre os pilotos selecionáveis. A propósito, são 6 os personágens disponíveis:

White Bomber: Ele é o herói da série que decide participar quando vê seu rival Bagular inscrito.
Black Bomber: O famoso player 2 de Bomberman, rival/aliado do White.
Bagular: O ser malvado da série, entra na corrida para financiar um plano maligno.
Pretty Bomber: Uma garota linda que também decide participar.
Mechbomber 015: Ele se parece muito com um robô.
Mach Bomber: O mais maneiro de todos, pois usa o capacete do Ayrton Senna haha.

Os personágens em si não tem muita importância em relação ao desempenho nas corridas, são mais para digamos 'abrilhantar' a corrida, o importante mesmo são as criaturas que são utilizadas como veículos, que são 10, algumas necessárias serem desbloqueadas, são divídidas em Louies (espécie de canguru) e Tirra (espécie de rinoceronte):

Green Louie: Não é muito rápido, porém bastante equilibrado.
Hopping Louie: Salta mais alto que o normal, porém não é rápido.
Tri Louie: Melhor aceleração dos Louies, porém baixa resistência.
Soaring Louie: Muito bom em salto triângulo, e o melhor nas curvas.
Hyper Louie: O mais rápido dos Louies e o melhor de todos no game.
Blue Tirra: Mais rápido que o Green Louie, mas tem um péssimo salto.
Brave Tirra: Tem a melhor resistência.
Flying Tirra: É o Tirra com o melhor salto.
Mighty Tirra: Tem a melhor defesa de todos os Tirras.
Super Tirra: O melhor Tirra, é um bom adversário para Hyper Louie.

O game também conta com 7 pistas juntamente com 1 pista secreta, todas muito bem desenvolvidas e cheias de corta caminhos estratégicos.


A jogabilidade é boa, embora o gamer possa sentir um pouco de dificuldade em algumas curvas fechadas, mas com um pouquinho de treino isso fica bem fácil. Por o jogo ter vários corta caminhos espalhados pelas pistas, alguns deles só são acessíveis por personágens apropriados para isso, ou através de alguns itens que o auxiliam durante a corrida. Assim como na maioria dos games de kart, o jogador recolhe itens e tenta acertar seus rivais para atrapalha-los. Além disso cada personagem conta com uma barra de fôlego, que da pra acelerar mais enquanto essa barra estiver cheia.

A trilha sonora é bem divertida, ficou fantástica, embora ás vezes ela comece a ficar enjoativa por ser meio repetitiva. Mas pra quem já está familiarizado com a série, provavelmente irá gostar. O gráfico também é lindo, cheio de detalhes, o que mais gostei foi da animação inicial do game, da a impressão de que você está assistindo um anime japonês, muito bacana mesmo. Uma coisa bizarra que eu notei no game, é que antes do sinal verde, você pode movimentar seu personagem por onde quiser desde que não passe da linha de largada, ou seja, já da pra ultrapassar todos antes da largada hahaha. Caso você passe da linha, então terá queimado a largada.

Os modos de jogo são simples, o principal aonde você vai ganhando dinheiro nas corridas e comprando novas criaturas, e liberando pistas até chegar na final. Modo Single Race, e modo Practice. O ponto fraco do game é o Multiplayer, que durante as corridas apenas dois pilotos estão presentes, aonde deveria ter alguns adversários controlados pelo vídeo game pra dar mais emoção. Mas fora isso, o multiplayer tem um modo bem interessante, você seleciona o piloto do seu save game, enquanto o player 2 seleciona do save game dele, e é possível apostar dinheiro nas corridas, aonde o dinheiro arrecadado pode ser utilizado no modo principal do jogo.


Infelizmente o game se limita a isso, não trouxe nada de muito inovador e acaba sendo enjoativo com o passar do tempo, não chega a ser um jogo daqueles que você tem vontade de jogar novamente depois de um tempo, também não é um jogo histórico que mereça entrar para os anais da história dos games. Mas é um game que cumpre o seu objetivo, que são corridas hilárias, aonde dá pra se gastar algumas horas brincando lá. Confira agora o gameplay desse jogo:


E é isso aí pessoal, esse foi o capítulo número 54 da saga Mario Verde, falamos sobre Bomberman Fantasy Race de Playstation! Até mais!

4 comentários:

  1. Não da para querer jogar de novo, esse jogo marcou minha infância, muita massa, tinha fazer reza pra ele pegar com o vídeo game de cabeça pra baixo.
    Ooooo jogo doido , difícil, mas muito multiplayer é ruim. é bom jogar no modo single player com os amigos.

    ResponderExcluir
  2. o que matou o jogo foi a quantidade de pistas, são poucas
    em uma tarde dá pra zerar o jogo
    a ideia do jogo em si é muito boa, o jogo tem qualidade, mas faltou quantidade

    uma comparação simples é CTR de ps1, jogo simples mas muito bem elaborado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima observação! O número de pistas realmente deixa a desejar.

      Excluir

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!