Ads 468x60px

Chapter #012 - Chrono Trigger


Décimo segundo capítulo da saga Mario Verde, hoje falaremos sobre um dos, senão O rpg de maior sucesso da história dos video-games. Chrono Trigger, um jogo histórico, lançado em 1995 pela Squeresoft, produzido pelo melhor Dream Team de todos os tempos. Chrono Trigger possui gráficos lindos considerando a geração de 16 bits, anos depois foi portado para Playstation, ganhando versões animadas em CGs. O game tem uma das trilhas sonoras mais bonitas da geração, o que rendeu CD Triplo sendo uma das trilhas de maior sucesso da história dos games, confira:


Como todo bom rpg, o jogador pode explorar o mapa por completo, todas as cidades, conversar com os habitantes, as batalhas são parecidas com final fantasy, por turnos, aonde você escolhe o personagem que vai desferir o golpe, escolhe o golpe e ele vai atacar. O game over ocorre quando todos os seus personagens são derrotados. O grande diferencial é o uso de técnicas cooperativas, aonde dois ou mais personagens fundem técnicas e lançam um golpe poderoso causando bom dano no inimigo.

Goku, é você?

Se você ainda não conhecia Chrono Trigger deve estar se perguntando porque este personagem é tão parecido com o Goku. Simples, o game conta com os traços do mestre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball. Aproveitando o gancho vamos falar sobre os personagens:



Da esquerda pra direita sempre, os 7 personagens controláveis de Chrono Trigger vêm de diferentes épocas:

Ayla: É chefe da tribo loka, Ayla vive na época de 65.000.000 B.C., em um passado bem distante, ela não pode usar magias, pois nasceu antes do surgimento delas, ela também não usa armas, prefere usar os punhos e desferir ataques físicos. Ayla se une ao grupo após um evento em que Lavos (monstro final do game) aparece e destrói os inimigos da tribo loka, porém isso não significa que Lavos é amigo, muito pelo contrário.

Frog: Seu verdadeiro nome é Glenn, ele foi transformado em sapo por ter testemunhado um assassinato que ocorreu na trama, adotando a identidade de Frog devido a isso. Frog é um cavaleiro da Tavola Quadrada do reino de Guardia, no ano de 600 A.D. Ele é o verdadeiro portador da Masamune, uma espada lendária que está presente em inúmeros games.

Lucca: É uma nerd totalmente gênia, que vive na época de Crono, em 1000 A.D. Ela é como a Bulma em Dragon Ball, e amiga de Crono, ela inventa uma máquina de teletransporte, que é o meio que os personagens utilizam para navegar durante as diferentes épocas do game. Ela cria o teletransportador por se culpar com um acidente que ocorreu com sua mãe a 10 anos atrás aonde sua mãe ficou paralizada, Lucca cria então a máquina com o objetivo de mudar a história e salvar sua mãe. Lucca combate usando uma pistola ou um martelo, e também utiliza magias do tipo fogo.

Crono: Ele é o personagem principal do jogo, Goku mora com sua mãe em um pequeno vilarejo perto do reino de Guardia. Um encontro acidental com Marle inicia a sua aventura para tentar salvar o mundo de Lavos, Crono utiliza uma katana como arma e utiliza magias do tipo elétrico. Uma curiosidade sobre seu nome, ele chama-se Crono ao invés de Chrono, devido ao limite de 5 caracteres por nome de personagem, isso se vale caso você queira alterar os nomes dos personagens também.

Marle: É a princesa do reino de Guardia, vive em 1000 A.D. na mesma época de Crono e Lucca. Seu nome verdadeiro é Nadia, mas ela adota o nome de Marle para poder andar pelo reino sem ser reconhecida, pois não gosta muito da sua vida de princesa. Marle visita a feira comemorativa da região, aonde experimenta o Teletransportador de Lucca, que falha e a envia para 600 A.D. aonde o povo época a confunde com Rainha Leene que estava desaparecida, o motivo da confusão é porque as duas são muito parecidas, pois Leene é ancestral de Marle. Como o povo confundiu Marle com Leene, eles obviamente pararam de procurar pela Rainha desaparecida, criando um paradoxo aonde no futuro Marle não existisse.

Robo: Como o próprio nome sugere, é um robô do futuro, em uma das viagens do grupo para o futuro, encontram o robô danificado, Lucca o conserta e entra para o grupo. Ele utiliza lasers como arma, com danos semelhantes aos danos causados pelas magias dos outros personagens.

Magus: Líder dos Mystics de 600 A.D. Em uma das viagens do grupo, eles tem que enfrentar Magus, e no fim da batalha podem escolher se matam ou não Magus, caso escolham para que ele sobreviva, ele se juntará ao grupo. Magus luta usando uma foice, e também pode usar todos os tipos de magia.



A história do jogo é uma das mais envolventes de toda a história, são várias as possibilidades, como cada personagem tem sua história própria, e o jogador pode fazer escolhas, dependendo das escolhas feitas, poderá alterar o destino final do personagem, como também alterar o destino de outros personagens, por esse motivo esse game conta com 13 finais diferentes.


A história começa com Crono indo a feira visitar Lucca, que estava apresentando o seu teletransportador, Marle então aparece e se candidata para testar a máquina, que da erro e manda Marle para o passado, Crono e Lucca então partem para tentar resgatar Marle, sem saber que na verdade ela era a princesa do reino. Marle é encontrada por habitantes do passado que a confundem com a Rainha desaparecida. Crono e Lucca com ajuda de Frog resgatam a Rainha desaparecida e desfazem a confusão que fizeram com Marle.
Eles voltam para casa e Crono é condenado a morte por sequestro da princesa. O grupo ajuda Crono a fugir usando o teletransportador e vão para o futuro, aonde descobrem que a civilização foi destruida por um ser chamado Lavos, o grupo encontra o robô que os ajudam em sua nova missão, evitar a destruição da civilização. O grupo volta ao passado para arrumar a sagrada espada Masamune de Frog, e acabam conhecendo Ayla, que também se junda ao grupo.
Nossos heróis partem então para 600 A.D. com o objetivo de derrotar Magus, que eles acreditam ser o responsável pela ascensão de Lavos. Um feitiço de invocação faz aparecer um portal que joga o grupo ao passado, aonde eles descobrem a origem de Lavos. Lavos é um alienígena que chegou no planeta a milhares de anos, e absorve o DNA de todos os seres vivos. Eles descobrem também que o reino de Zeal está utilizando a energia de Lavos para adquirirem imortalidade em busca de governar o mundo.
Em uma batalha contra Lavos, Crono é morto, e com a ajuda das esferas do Dragão Goku é revivido, porém com aparato em forma de ovo, Crono é substituido por um clone antes da sua morte, então o clone que é morto, e Crono é encontrado um tempo depois. Após as várias missões que o game propõe, o grupo parte para a fortaleza da rainha Zeal e a derrotam, derrotam também Lavos e salvam o mundo.

Confiram agora a abertura feita para Playstation 1 e Nintendo DS com traços de Akira Toriyama, a trilha sonora também foi toda reformulada e ficou linda demais:




Agora apreciem o gameplay dessa obra:



E é isso aí pessoal, esse foi o décimo segundo capítulo da saga Mario Verde, falamos sobre um dos melhores games de Super Nintendo, e digo mais, um dos melhores games de todos os tempos, Chrono Trigger! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!