Ads 468x60px

Chapter #42 - Super Mario Bros. 2


Capítulo 42 da saga Mario Verde, e o game de hoje é uma bagunça, pra explicar melhor, os japoneses criaram Super Mario Bros. 2, que seria com jogabilidade e gráficos exatamente igual ao Super Mario Bros., porém os americanos não gostaram muito da ideia pelas fases serem muito difíceis, e chamaram esse game de Super Mario Bros. The Lost Levels, e criaram sua própria versão de Super Mario Bros. 2 bem diferente da versão japonesa. Enfim, falaremos então de acordo com os nomes americanos para não dar confusão, e falaremos dos dois games pra ficar melhor explicado.

Lembrando que ambos são remakes de Nintendinho com gráficos melhorados para Super Nintendo, ambos foram lançados em 1993 como uma coletânea intitulada de Super Mario All Stars, contendo Super Mario Bros., Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3 e Super Mario Bros. The Lost Levels.


Começando pelo Super Mario Bros. The Lost Levels (Super Mario Bros. 2 no Japão), é a continuação direta de Super Mario Bros., os gráficos e a jogabilidade é identica ao primeiro titulo, porém este conta com novas fases, e alguns elementos extras como cogumelo de envenenamento e vento forte que empurra seu personagem, as fases estão muito mais desafiadoras, com saltos muito mais complicados.

Uma novidade é a ausência do modo multiplayer, como então o game é single player, ou você escolhe o Mario, ou o Luigi, e tendo pequenas diferenças como o Luigi pular mais alto que o Mario, e o Luigi derrapar mais, sendo mais difícil de "frear".

O game conta com umas fases secretas, que podem ser acessadas se você zerar o jogo sem utilizar as Warp Zones (popular canos de corta caminho), com isso libera o mundo 9 com 4 fases extremamente fáceis que chega a ser piada, porém ao zerar o game por 8 vezes consecutivas, é liberado os mundos A, B, C e D, com fases extremamente fodas com uma dificuldade jamais vistas em Super Mario Bros.

É um bom jogo e pode ser muito desafiador, confira agora o gameplay desse clássico:




Agora vamos falar sobre o Super Mario Bros. 2, a versão "criada" pelos americanos, criada está entre aspas porque os americanos foram tão preguiçosos, que não criaram um novo jogo, eles apenas pegaram um jogo japonês chamado Doki Doki Panic, e mudaram os Sprites dos personagens, nem os inimigos eles modificaram! Enfim, este game tem uma jogabilidade bem diferente do Super Mario anterior, os gráficos estão bonitos e a trilha sonora é divertida.

Eles não criaram uma história propriamente dita para explicar o porque da mudança drástica de mundos, ficou como se o game todo fosse apenas um sonho do Mario, aonde ele subia uma escada aparentemente interminável, e quando ele finalmente chega ao topo, encontra uma grande porta, do outro lado da porta Mario vê um mundo completamente diferente do seu, em seguida ele ouve vozes dizendo que precisam de ajuda para quebrar uma maldição que "Wart" colocou sobre eles, e as vozes também dizem que Wart odeia legumes!? Mario então desperta de seu sono mas fica perturbado com ele, decide ele então convidar seus melhores amigos para um piquenique, são eles Luigi, Princesa Toadstool e Toad, durante o passeio o grupo encontra uma caverna e para a surpresa de Mario, a mesma escada do seu sonho estava lá, ao subirem as escadas encontram o mesmo mundo com o mesmo problema do sonho que o Mario teve. Aí então começa o game.


Primeiramente você escolhe com qual personagem irá jogar, e cada um tem sua própria característica:

Mario: Normal, bem parecido com no jogo anterior.
Luigi: Salto muito alto, engraçado que durante o pulo ele corre no ar.
Toad: É mais forte ao carregar itens, mas seus pulos e velocidade são menores.
Toadstool: Ela voa durante alguns segundos durante o salto.

Quando você morre e perde uma vida, volta na tela de escolha de personagens, podendo alterar o personagem, se assim desejar, todos eles também contam com um super pulo. Para derrotar os inimigos tem duas formas, ou pular sobre ele e agarrá-lo, e depois lança-lo contra outro, ou pegar algum item e jogar neles, os itens são legumes que você colhe durante a fase usando-o como armas, talvez essa seja a explicação de que Wart odeia legumes.

Cada chefe tem uma espécie de bola de cristal que não sei direito pra que serve, o último chefe é Wart, um sapo gigante, que ao jogar legumes em sua boca ele irá dormir, então é só o acertar com mais legumes.

Ao passar de fase existe um mini game estilo caça níqueis, aonde você tem tantas moedas pra jogar, e caso acerte as 3 figuras iguais ganha algumas vidas extras, o game em si é bem mais difícil que o primeiro Super Mario Bros., eu nunca consegui zera-lo, mas é bem divertido, confira agora o gameplay do jogo:


Confira agora o gameplay de Doki Doki Panic para sentir a diferença:


E é isso aí pessoal, esse foi o capítulo 42 da saga Mario Verde, falamos sobre Super Mario Bros. 2 em suas versões americana e japonesa, lançados ambos para Super Nintendo! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!