Ads 468x60px

Chapter #009 - International Superstar Soccer


Capítulo 9 da saga Mario Verde Games, e hoje falaremos sobre este clássico do Super Nintendo, o mais revolucionário game de futebol da época, International Superstar Soccer. Criado em 1995 pela Konami, o game trouxe gráficos com detalhes nunca antes vistos em jogos de futebol, o jogo não tinha licença para ter os nomes reais dos jogadores, mas os mesmos apesar dos nomes fictícios foram baseados nos craques da Copa do Mundo de 1994, ISS foi o primeiro game do gênero a incluir narração, deixando o jogo muito mais divertido. Apesar dos nomes falsos, os tipos de cabelo e suas cores faziam que você identificasse alguns jogadores.


Além dos gráficos amigáveis, a jogabilidade era incrível, era possível fazer tabelinhas, dar dribles facilmente, dar carretilha entre outros, os goleiros eram os fodásticos do game, pra quem não tinha as manhas, era realmente difícil passar pelos goleiros que faziam defesas milagrosas frequentemente, mas com um pouco de prática ficava fácil passar do goleiro e fazer placares elásticos no game. Duas coisas bacanas que eu me lembro do jogo, era fazer gol de goleiro, muito legal, e a outra coisa era a mais engraçada, chutar a bola no câmera-man que ele caia pra trás. Lembro-me muito bem deste game, pois assim como Donkey Kong, este foi meu primeiro game, ganhei os dois no mesmo dia rsrsrs.


Cobrar pênaltis sempre foi muito divertido nesse jogo, os jogos atuais foram baseados neste. Outro fator interessante era que além das várias seleções que podiam ser escolhidas, também era possível escolher qual o arbitro da partida, e qual o tipo de gramado, além da temperatura ambiente, que podia ser sol, chuva ou neve. Outra coisa maneira era que quando se vencia alguns dos campeonatos disponíveis, desbloqueava-se a Super Seleção, com os melhores jogadores de cada país, aquilo sim era um time imbatível. O jogo contava com alguns modos, amistoso, copa, liga e disputa de pênaltis, além de um modo bem peculiar chamado Scenários, aonde você tinha um tempo limitado de jogo, por exemplo, você estar perdendo por 1x0 restando 30 segundos de jogo em uma lateral para o rival, ou uns mais fáceis, como você estar ganhando por 2x1 restando 1 minuto e ser um escanteio para você, era um modo bem legal e com certa dificuldade.


E como em todo jogo, um dos 'personagens' sempre irá se destacar dos demais... foi aí que nasceu o Mito Allejo, camisa 7 da seleção brasileira, o cara era diferenciado dos demais, suas habilidades eram espetaculares e rezam lendas de que em uma única partida já conseguiram fazer mais de 50 gols só com o Allejo, este que era baseado no craque Bebeto. Eu como sempre sou do contra, meu jogador favorito era o Redonda da Argentina, que era baseado no Redondo... (dãã). Redonda era tão bom quanto o Allejo e tinhamos altos embates quando os dois se enfrentavam. Na imagem abaixo temos um close do craque Allejo.

No mesmo ano em que foi lançado esse game, lançaram uma espécie de ISS 2, intitulado International Superstar Soccer Deluxe, em que falaremos algum outro dia. agora vamos ao que interessa, o gameplay deste clássico do Super Nintendo.


E é isso aí pessoal, esse foi o nono capítulo da saga Mario Verde, falamos sobre o game International Superstar Soccer de Super Nintendo! Até mais!

2 comentários:

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!