Ads 468x60px

Labels

Chapter #029 - Top Gear



Sintam só essa música... siiiim, Top Gear é o game deste capítulo 29, lançado em 1992 pela Kemco para Super Nintendo, foi um dos primeiros games de corrida para a plataforma, e até hoje agrada muito marmanjo, eu particularmente jogo Top Gear até hoje, pois acho o jogo uma combinação perfeita de gráfico, diversão e trilha sonora, cara, a trilha sonora desse jogo é animal! Tem muita gente aí que usa ela como toque de celular ainda rsrsrs. Bom, o objetivo do jogo é simples, vencer o maior numero de corridas e conquistar mais pontos que os adversários para sagrar-se campeão mundial.


Um dos grandes mistérios desse jogo, é aonde seria o local dessa foto que fica em baixo do menu de escolha dos carros, essa misteriosa curva 90º. Talvez nunca saberemos a resposta. Mas voltando ao game, você pode escolher dentre 4 carros, os populares "vermelhinho, branquinho, roxinho e verdinho", enfim:

Vermelho: alta velocidade final, porém sua aceleração é baixa, e gasta muito combustivel.
Branco: baixa velocidade final, porém sua aceleração é a mais alta, e gasta menos combustível.
Roxo: média velocidade final, aceleração baixa e tem consumo moderado de combustível.
Verde: média velocidade final, média aceleração e consumo moderado de combustível.

Também é possível escolher as configurações do controle, sendo que uma delas é bizarra, "desenvolvida" para canhotos, trata-se de segurar o controle de ponta cabeça, virando com o Y e A, e acelerando e freando com os direcionais. Além disso pode-se personalizar o nome do piloto e escolher cambio manual ou automático. O game só tem um modo de jogo, que é o campeonato mundial, independente de ser single ou multi player.



Na minha opinião, o único ponto fraco do jogo é que no modo Single Player a tela é dividida como se fosse Multi Player, com o carro de baixo sendo controlado pelo computador e o nome do piloto ser Computer. Mas isso não chega a estragar a beleza do game.
São 32 pistas divididas em grupos de 4, para se passar para as 4 próximas o piloto deve vencer o mini campeonato de 4 corridas. As pistas são das mais variáveis possíveis em diversos países, porém são fictícias.


A jogabilidade é muito boa para a época, visão do carro em 3ª pessoa, você começa a corrida largando em último, e sempre serão 20 carros na corrida. Na corrida seguinte você larga na posição reversa da qual terminou, por exemplo, se vencer, larga em último, se terminar em terceiro, larga em 18º e assim vai.
O rival mais complicado será sempre o player 2, ou o Computer. Três fatores excelentes que temos que comentar são:

Nitro: Você tem direito a usar 3 nitros por corrida, o nitro aumenta consideravelmente a velocidade do carro, e deve ser usado com atenção, faz parte da estratégia escolher o local exato para utilizar o nitro.
Pit-stop: Talvez seja a coisa mais legal do game, do lado direito da tela fica uma barra com o nível de combustível do carro, se por um acaso a barra esvaziar, seu carro para, aí é rezar pra alguém que está atrás bater no seu carro pra te conduzir até os boxes, caso contrário é fim de prova. Nos boxes você abastece seu carro, a quantia de combustível também influencia na estratégia de corrida, quanto mais vazio o tanque estiver, mais rápido o carro fica. Fica a dica de que o carro branco não precisa fazer pit stop em algumas corridas, o que certamente faz a vitória ficar mais fácil naquela etapa.
Corrida noturna: É muito mais desafiadora do que as corridas normais, é praticamente tudo escuro, e você só enxerga as placas sinalizadoras e os faróis dos outros carros. Tem uma pista no Japão que é maneira, aonde ela começa noturna, e termina de dia.


Ao final de cada mini campeonato de 4 corridas é mostrado o pódio com um password, como são 32 corridas é útil começar de onde parou caso não jogue todas em sequencia. Agora algumas curiosidades sobre o game:

- Existe um bug no jogo que faz o piloto chegar em duas posições ao mesmo tempo, por exemplo em 1º e 2º, isso faz com que a pontuação quase dobre, para fazer o bug é só bater na barra que fica junto a linha de chegada.
- Fazer o Computer perder o pit stop, é só andar bem próximo dele, e na hora que ele for entrar nos boxes bloquear a passagem dele, com isso ele irá abandonar a corrida.
- Pit stop mais rápido, é só segurar o botão pra cima, que o combustível se completará mais rápido.
- Na Europa o game se chama Top Racer.

Fiquem agora com o gameplay desse fantástico game de corrida:


E é isso aí pessoal, esse foi o vigésimo nono capítulo da saga Mario Verde, falamos sobre Top Gear de Super Nintendo, meu jogo favorito de corrida! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!