Nome do jogo: Age of Mythology
Desenvolvedora: Ensemble Studios
Gênero(s): Estratégia
Modos de jogo: Single Player, Multiplayer Online (ou em rede)
Ano de Lançamento: 2002
Plataforma: PC
Mais um capítulo da saga Mario Verde, capítulo de número 122 e o game de hoje e nada mais, nada menos do que Age of Mythology! Tomando uma vertente um pouco diferente dos seus antecedentes, o Age of Empires, Mythology resgata as mais variadas mitologias em um game de estratégia em tempo real repleto de táticas e velocidade. Um game que representa muito bem a sua temática, tem gráficos relativamente bonitos e uma trilha sonora que o deixa bem ambientado com o clima do game.
ENREDO:
A história do game é bastante complexa e envolve as três civilizações do game, gregos, egípcios e nórdicos. Tudo começa quando um grupo de piratas decide conquistar Atlântida, e para isso roubam o tridente de Poseidon. O herói designado para recuperar o tridente é Arkantos.
O game passa pelas várias mitologias e o enredo vai ganhando novos rumos conforme você vai concluindo a campanha. Desde a missão do Cavalo de Tróia, fechar portões, derrotar deuses, enfim, toda a história de Arkantos é desenrolada, até ele se tornar um deus.
Mais além outras várias campanhas foram criadas e disponibilizadas para download, como por exemplo a história dos anões Brokk e Eitri. Uma expansão trazendo os Titãs também foi lançada um tempo depois. E após 13 anos temos a expansão Tale of The Dragon.
JOGABILIDADE:
Pra quem já jogava Age of Empires, jogar o Mythology é um mamão com açúcar. Porém para os novatos, pode parecer complicado de início, causando uma frustração imediata. Como já mencionamos anteriormente, são três os povos disponíveis no jogo, os gregos, egípcios e nórdicos.
Gregos: A especialidade são os batedores, além dos Seiya de Pégasus e dos Hipocampos. Os humanos gregos são mais fortes do que os humanos de outras civilizações, e o povo vem recheado de heróis mitológicos, como Teseu, Héracles, Odisseu, Aquiles, Jasão, entre muitos outros.
Egípcios: Sua especialidade é a defesa, o herói do povo é um Faraó, que sempre ressuscita ao morrer. Os egípcios também possuem elefantes de guerra, que são bem eficazes para destruir as construções inimigas.
Nórdicos: Anões são as principais armas do povo de Odin, o herói nórdico é o Hersir. Usando Baldr e Ragnarok, você pode transformar simples coletores em heróis.
Quanto a jogabilidade, você deverá clicar nas ações e nos locais para seus personagens realizarem as tarefas. De princípio você deverá coletar os recursos básicos, para construir sua civilização e seus guerreiros, para depois invadir os territórios inimigos e conquistar o mapa. O game conta com vários mapas, e com localizações aleatórias de recursos, conforme você vai conquistando os perímetros, terá maiores chances de se dar bem no jogo.
Outra novidade no jogo foi a expansão Titãs, que trouxe os monstros mitológicos gigantes para ajudar suas devidas civilizações, além de outros vários diferenciais. Com isso é possível invocar Anúbis gigante, cérberos gigantes, entre outros Titãs.
GRÁFICOS:
A parte gráfica do game é bastante interessante, a câmera fica na diagonal superior, dando uma sensação boa do 3D do jogo. Por a câmera ser superior, e as construções relativamente pequenininhas, te da a sensação de você ser um ser superior, como um deus, assim dizendo, com poderes para criar e destruir.
Os cenários e as construções são repletas de detalhes e cores que combinam perfeitamente com o ambiente. Já os personagens, deixam um pouco a desejar na parte gráfica, em geral são todos iguais e com um design não tão atraente.
TRILHA SONORA E EFEITOS SONOROS:
Quanto a parte sonora que mais chama atenção no jogo, é que o game foi totalmente dublado e com legendas em português, os personagens falando no nosso idioma é bem gratificante, e a dublagem ficou bem maneira.
A trilha sonora é legal, e combina bastante com a temática do jogo, porém as músicas são todas muito simples, mas não chega a incomodar. Já os efeitos sonoros, são bem legais, sons de batidas, madeiras, fogo, entre outros, são fielmente reproduzidos.
MODOS DE JOGO:
O modo principal é o Campanha, aonde você controla Arkantos e sua trupe, são várias as missões a serem realizadas nessa campanha. Porém o grande destaque do game fica por conta do multiplayer.
O multiplayer é bem simples de explicar, você escolhe um povo e um deus, e seu rival faz o mesmo, nisso você é jogado em algum canto do mapa, e seu inimigo em outro canto. Dependendo de como você configurou a partida, ganhará quando derrotar todos os inimigos, ou quando conquistar determinadas coisas.
O louco de tudo isso, é que da pra jogar com várias pessoas no mesmo mapa, deixando a partida muito mais complexa e interessante... o jogo lhe da a opção de se aliar com um povo durante determinado tempo, afim de que ambos derrotem um inimigo em comum. Por isso a parte estratégica está 100% presente no jogo.
DICAS:
Durante a partida, aperte ENTER e digite os seguintes códigos, em maiúsculo:
UNK FOOD NIGHT – 1000 de comida.
ATM OF EREBUS – 1000 de ouro.
TROJAN HORSE FOR SALE – 1000 de madeira.
MOUNT OLYMPUS – 200 de Favor.
BAWK BAWK BOOM – Ativa o god power chamado Chicken Storm.
DIVINE INTERVENTION – Ativa todos os god power já usados.
GOATUNHEIM – Ativa o god power goatunheim, que transforma todos em cabras.
FEAR THE FORAGE – Ativa o god power Walking berry bushes.
WRATH OF THE GODS – Ativa o god power Lightning storm, earthquake, meteor, tornado.
L33T SUPA H4X0R – Construções muito mais rápidas.
WUV WOO – Um hipopótamo rosa voador se junta ao seu exército.
TINES OF POWER – Um gigante com um tridente se junta ao seu exército.
LAY OF THE LAND – Mostra o mapa completo.
UNCERTAINTY AND DOUBT – Oculta uma parte do mapa.
O CANADA – Um urso que usa uma capa com a bandeira do Canadá se junta ao seu exército.
PANDORAS BOX – Consegue novos god powers.
IN DARKEST NIGHT – O jogo fica a noite.
RED TIDE – A água fica vermelha.
SET ASCENDANT – Mostra todos os animais do mapa.
CONSIDER THE INTERNET – Deixa as unidades mais lentas.
ISIS HEAR MY PLEA – No modo de campanha, faz aparecer todos os heróis.
CHANNEL SURFING – Vai para a próxima fase.
THRILL OF VICTORY – Ganha a fase atual.
Após digitar o código, tecle ENTER novamente para ativá-lo.
AVALIAÇÃO MARIO VERDE GAMES
Confira agora a avaliação Mario Verde Games sobre o jogo:
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Prós: É um game bem divertido, principalmente pra quem curte deuses e mitologias, repleto de estratégias, além do multiplayer que é fantástico.
Contras: A trilha sonora poderia ser um pouco mais caprichada, e os gráficos dos personagens também. O modo campanha também poderia ser maior e abordar outros heróis, e não só Arkantos.
RESUMINDO:
Age of Mythologys é um dos melhores games de estratégia que eu já joguei, extremamente divertido, lembro que eu jogava no notebook contra o meu irmão que jogava no PC, altas jogatinas e altas risadas. Um fato curioso é que agora, depois de 13 anos, está pra lançar uma nova expansão do jogo, intitulada Tale of the Dragon! Você não pode perder!
GAMEPLAY:
E é isso aí pessoal, esse foi o capítulo de número 122 da saga Mario Verde, falamos sobre Age of Mythology de PC! Até mais!
Essa foi a segunda grande era dos god games, saíram muitos nesse período, achei ótimo tu ter indicado um, já que é um gênero meio esquecido pela galera.
ResponderExcluirum clássico!
ExcluirJá imaginou se o Bomberman fosse recrutado pelo Estado Islâmico? Seria mais ou menos assim...
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=tjkzq7F8CEc
A trilha sonora é pika, foi toda gravada com orchestra. Discordo da sua Avaliação.
ResponderExcluir